MUNICÍPIO DA CAÁLA IMBUÍDO NA REFLEXÃO DO DIA DA LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA AUSTRAL(SOCIEDADE)2021

 O Município satélite da Caála testemunhou nas primeiras horas deste memorável dia (23 de Março), actividades que visam essencialmente honrar os homens destemidos que muito lutaram para a Libertação da África Austral; no Monte Ombandjela, em memória aos Mártires da Caála, fez-se a deposição de uma coroa de flores e na sequência, visitou - se o túmulo de Huambo Calunga, na Ombala de Muangunja.



O acto presidido pela Administradora Adjunta do Município para área Política, Social e das Comunidades Umbelina Maria; acompanhada pelo Administrador Municipal Adjunto para área Técnica, Infraestruturas e serviços comunitários, Ruben Isaías Etome. Fizeram ainda parte desta actividade, Administradores Comunais, Forças da Ordem e Segurança, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas, e representantes de Partidos Políticos com assento parlamentar.
Em declarações à imprensa, Umbelina Maria, parafraseou Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, em relação à posição do nosso país quanto à libertação completa do continente africano, pouco tempo depois da nossa independência. Disse então Agostinho Neto que “No Zimbabwe, na Namíbia e na África do Sul, está a continuação da nossa luta.



Para Umbelina Maria, a Caála não fica de parte desta comemoração, uma vez que foi o fim da guerra do Cuito Cuanavale. Frisou ainda que o local dos Mártires da Caála mereceu essa atenção por ser ali onde várias pessoas foram assassinadas de forma bárbara.
À juventude, a dirigente incentivou que participem de forma contínua para que saibam da verdadeira história e consigam também deixar o legado para as próximas gerações.
Importa sublinhar, que no túmulo de Huambo Kalunga, os participantes ao acto, ficaram a saber da história e do percurso histórico dos primeiros habitantes dos Municípios da Caála e da Nganda. Historial, que para muitos, serviu para relembrar.



Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem