EMPRESÁRIOS E CAMPONESES A NÍVEL DA CAÁLA VÃO SE BENEFICIAR DE UM FINANCIAMENTO DE 3 MILHÕES DE KWANZAS.
Decorreu na tarde de ontem, 29 de Agosto, a formalização do crédito às caixas comunitárias, na sede da Administração do Município da Caála. O acto foi testemunhado por Felisbela Maria Francisco, PCA do FADA ( Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário) e pelo Vice-governador da província do Huambo para a esfera Política, Social e Económica, Angelino Edmundo Elavoco.
Para a Presidente do Conselho de Administração do FADA, a iniciativa visa essencialmente, melhorar o acesso ao crédito, promoção de formação e capacitação adequada aos empreendedores do ramo agrícola e aprimorar a assistência técnica aos projectos, com especial atenção aos produtores familiares do milho e do trigo.
Salienta ainda, que resulta das medidas adoptadas pelo Executivo, que é o fomento da produção nacional, diversificação da economia, redução de importações, transformar a agricultura familiar em comercial.
Acredita-se que a iniciativa surge também em função do diálogo mantido com o Presidente da República, na Feira dos Municípios e Cidades de Angola, que decorreu de 8 a 10 de Agosto, em terras da Tundavala e de Cristo Rei. Um evento que permitiu a formalização de vários contratos com a empresa IALTURC, Indústria e Comércio Limitada.
Cada empreendedor deverá beneficiar-se de um valor equivalente a três de milhões de Kwanzas, podendo o mesmo subir em função do número de constituintes de cada cooperativa, com taxas baixas de juros, cujo reembolso é de um períodode 4 anos. De acordo com Felisberto Nicolau Capamba, responsável da IALTURC que já produz farinha de trigo em grande escala, está em curso a montagem da unidade fabril de bolachas. Uma realidade que Ruben Etome, administrador do município da Caála, destaca como externalidade positiva, no âmbito da merenda escolar.
Referência: Caála, Fausto Caetano, Direcção Municipal de Comunicação Social.