Ruben Etome: “A nossa administração está empenhada em promover a transparência na gestão dos recursos públicos, garantindo que cada centavo seja aplicado de forma responsável e em benefício de todos”
Foi com estas palavras que Ruben Etome, administrador municipal da Caála, província do Huambo, iniciou sua comunicação aos presentes do certame que visou discutir políticas públicas, concretamente o orçamento participativo. O responsável falava à margem do acto solene que contou com a participação de diversas sensibilidades, como forças da ordem e segurança, representantes de partidos políticos, sociedade civil, autoridades tradicionais e entidades eclesiásticas.
Para o gestor desta municipalidade, os vários projectos implementados visam a satisfação do bem comum e, reconhece, que muito há-de ser feito; destacando o Programa de Combate à Pobreza e o PIIM, que dinamizaram a parcela do território que dirige, a exemplo do que acontece em todo o resto do país. Cidália Gomes, responsável da ADRA-Antena Huambo, destacou que a organização não governamental que representa tem promovido iniciativas de género para que a participação do cidadão seja cada vez mais robusta, projetando os vários empreendimentos sociais com base na necessidade e prioridade.
O Orçamento Participativo (OP) é um processo pelo qual a população decide, de forma directa, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pelas administrações municipais.
Fonte: Gabinete de Comunicação Social da Administração do Município da Caála