Angola ganha novos magistrados e Huambo–Caála não fica de parte


 Juiz da Comarca da Caála Ganha Lugar na Magistratura Judicial Nacional

O Juiz de Direito Cipriano Katito Ichivinda, do Tribunal da Comarca da Caála, foi empossado como novo vogal do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), passando assim a integrar o órgão máximo de gestão e disciplina dos magistrados judiciais em Angola.

A cerimónia de tomada de posse decorreu nesta terça-feira, em Luanda, e foi presidida pela Veneranda Juíza Conselheira Presidente do CSMJ, Efigénia Clemente, que exortou os novos membros a demonstrarem espírito de entrega, unidade e dedicação à causa da justiça.

 “Apelamos à união, ao espírito de entrega e à responsabilidade institucional, porque este é um órgão de gestão dos magistrados judiciais com imensas responsabilidades”, afirmou Efigénia Clemente durante o acto.

Além do magistrado da Caála, tomaram posse Osvaldo Luacuti Estêvão, Graciano Tchicote, Mércia do Nascimento Soares de Campos dos Santos, António Moisés, Ereneu Ângelo Máquina, Alberto António Sabalo e Anacleto Kavonguela Kambuta.

Em representação do grupo, Osvaldo Luacuti Estêvão e Mércia dos Santos garantiram empenho e compromisso no exercício das novas funções, sublinhando o dever de fortalecer a credibilidade da justiça angolana.

Os novos vogais substituem magistrados que cessaram funções e foram escolhidos com base na deliberação do Plenário do Conselho, reunido a 7 de outubro de 2025, respeitando o princípio da representatividade proporcional das categorias no órgão.

A cerimónia contou ainda com a presença dos Presidentes do Tribunal de Contas e do Supremo Tribunal Militar, reforçando o simbolismo institucional do momento.

Com esta nomeação, o nome da Caála volta a destacar-se a nível nacional, representado por um dos seus mais respeitados magistrados, agora chamado a servir o país numa das mais altas instâncias da justiça angolana. 

FonteConselho Superior da Magistratura Judicial

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem